Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da Humanidade.

Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da Humanidade.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

VALORIZE O SEU POTENCIAL:Um exercício para o ano novo

 
 (Texto de Bianca Ganuza)

" A maioria das pessoas vive física, intelectual ou moralmente em um círculo muito restrito de seu potencial. Elas usam uma parte muito pequena de sua possível consciência e dos recursos de sua alma, em geral, de modo muito semelhante a um homem que adquirisse o hábito de usar e mover somente o dedo mínimo." WILLIAM JAMES (in: M.J, Ryan: A aventura de viver seus sonhos, pg. 106, Ed Sextante)

                     As ciências humanas, em particular a psicologia, dedicou boa parte dos seus estudos ao longo da história para nossas patolologias e dificuldades. Sabemos um pouco sobre o que nos limita, mas infinitamente menos sobre os possíveis caminhos para desenvolver nossas potencialidades.
                     Essa lacuna de um saber tão imprescindível foi abordada por estudiosos como William James, Jung, Maslow, Rogers e mais recentemente pela inteligência emocional, a psicologia positiva, a ecologia emocional, a psicologia transpessoal e por diferentes abordagens de coaching.
                     O fato é que a frase de William James é bastante verdeira, vivemos restritos em nosso potencial.
                     Certamente você é capaz de muito mais do que imagina. Mas antes de mais nada, vale a pena ter mais consciência das qualidades e habilidades que você já possui. Quando perguntamos para alguém quais são as suas qualidades, a lista em geral é bastante restrita. Em processos seletivos isso ocorre com bastante frequência e para evitar errar (o que pode ser um erro) muitos candidatos se restringem a características padrão, como por exemplo, minha maior qualidade é ser responsavél e minha maior dificuldade é ser perfeccionista (em geral isso é dito para tentar agradar o entrevistador).
                      Uma boa proposta para o início do ano é reconhecer o seu potencial, fortalecer o que já existe de melhor em você. Para isso você precisará se observar, analisar o seu comportamento, as suas reações, mas para ajudá-lo nessa tarefa, vamos propor um exercício simples, porém revelador.
                      Pegue um caderno, sua agenda de 2011 ou crie um arquivo em seu computador de uso pessoal. O importante é você poder ter acesso facilmente às suas anotações.
                      Lembre-se, a proposta do exercício é
RECONHECER O SEU POTENCIAL
                      
Comece escrevendo a palavra FORÇAS, reserve um espaço onde você irá listar o que você considera como sendo pontos fortes em você. Procure pensar em situações específicas da sua vida em que ficou claro a presença dessa habilidade ou qualidade. Você pode voltar à sua lista quantas vezes quiser, às vezes, uma lembrança ou nova circunstância aparece trazendo uma  percepção ou faz refrescar a sua memória. 
                      Reserve outro espaço para DECEPÇÕES PRODUTIVAS. Nesse campo você irá pensar em situações da sua vida que pareciam negativas ou desfavoráveis, mas que você foi capaz de superá-las ou através dela adquiriu um novo aprendizado.
                      No último espaço escreva OPORTUNIDADES. Nesse campo você irá pensar, diante das circunstâncias que está vivendo atualmente, quais as oportunidades de desenvolvimento de qualidades e habilidades que a vida está te oferecendo.
                      Uma dica importante é realmente escrever seus pensamentos para que assim você visualize com maior clareza cada campo.
                      Bom trabalho e valorize suas riquezas!


fonte: http://ateliedaalma.com.br/blog/

Nenhum comentário:

Postar um comentário