Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da Humanidade.

Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da Humanidade.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Estudo sobre a maledicência

Significado de Maledicência


s.f. Qualidade de quem é maldizente.
Ação de falar mal de alguém, com a intenção de denegrir, de deprimir.
(Do Lat. maledicentia)

"A BOCA FALA , DAQUILO QUE ESTÁ CHEIO O CORAÇÃO..."

Como vemos o maledicente tem a intenção de denegrir a imagem do outro. Mas por quê?
O que o move a essa atitude?
Nós também somos maledicentes?
Qual sentimento interior esta em movimento quando nos entregamos a maledicência?
No nosso agrupamento espírita e no meio espírita em geral nos deparamos com a maledicência?
Como transformar?

3 comentários:

  1. Acredito que a pessoa que denigre a imagem do outro, está na verdade tentando desesperadamente apagar a luz daquele que ele acredita estar prejudicando seus interesses em algum momento.

    A inveja, despeito e achar-se inferior isso move as atitudes do maledicente.

    Acredito que em muitas situações somos também maledicentes. Quando queremos reforçar uma atitude ou idéia nossa que acreditamos e outra pessoa discorda, acabamos falando mal dessa pessoa mostrando defeitos, querendo na verdade com essa atitude forçar outras pessoas a pensar ou agir como nós.

    Acho que o sentimento interior é o egoísmo, arrogância. Querer ser o dono da situação.

    No meio espírita e no convívio da casa espírita infelizmente vemos muito as pessoas falarem mal uma da outra, estão competindo o tempo todo.

    Acredito que olhar para dentro de nós e aceitar que somos assim, depois analisar o porque e em qual momento atacamos os outros. Qual sentimento interior? Fazer um treino de desapego:
    de nós,
    de nossas idéias.
    Colocar em prática a tão falada Alteridade.
    Analisar antes de julgar. Posso não concordar com o outro , mas deixar que o tempo traga as respostas, ou ir atrás dessas respostas sem denegrir ninguém.

    ResponderExcluir
  2. Como vemos o maledicente tem a intenção de denegrir a imagem do outro. Mas por quê?
    O que o move a essa atitude?

    O que move uma pessoa a denegrir a imagem de outra, é sem dúvida um sentimento muito ruim chamado "INVEJA" a pessoa se sente inferior a outra, sem capacidade de fazer igual, ou melhor!

    Nós também somos maledicentes?

    Com certeza muitas vezes agimos assim com o nosso próximo!

    Qual sentimento interior esta em movimento quando nos entregamos à maledicência?

    A baixa estima e o não acreditar em si mesmo, com certeza são sentimentos que nos move a querer denegrir a imagem de outro, que realiza aquilo que não temos capacidade ou achamos que não a temos de realizar! Ai o sentimento de inveja aflora e acabamos procurando falhas nas pessoas para denegrir sua imagem!

    No nosso agrupamento espírita e no meio espírita em geral nos deparamos com a maledicência?

    Com certeza infelizmente! Pensamos que o Espírita por conhecer a verdade não se deixa levar por sentimentos baixos! Ledo engano todos independente de ser ou não Espírita somos imperfeitos! E na maioria das vezes não consegue vencer os sentimentos de baixa vibração!

    Como transformar?

    Primeiro refletindo sobre seus sentimentos! Analisando cada um deles! Depois de analisar e refletir muito procurar dominar cada dos sentimentos ruins, com certeza não vai ser logo de inicio que vamos conseguir, mas um processo longo, que depender de cada individuo sua transformação!

    ResponderExcluir
  3. O MALEDICÊNTE TEM A INTENÇÃO DE DENEGRIR A IMAGEM DO OUTRO POQUE:
    Nós seres humanos, que habitamos neste planeta que é de provas e espiações, tambem estamos passando por tais processos (provasa e espiações).Porque?
    Se ainda temos que passar por tais processoas, naturalmente, é porque ainda somos seres imperfeitos, assim sendo temos todos os defeitos possiveis e imaginários em nós.
    A maledicência, é claro que se inclui entre todos os outros, daí o fato de estarmos sempre querendo denegrir o outro, dentro de nossa simplicidade e ignorancia, penssamos estar crescendo quando fazemos isso, quando na verdade, a realidade é bem contraria.
    OQUE NOS MOVE A ESSA ATITUDE:
    Há uma série de fatores que nos levam a tal atitude: ha aquele que se compraz no mal, aquele que para favorecer um, tenta derrubar o outro, aquele que quer aparecer de qualquer forma, em fim a ignorancia impera, e as coisas que não deviam acontecer vão acontecendo.
    TODOS NÓS SOMOS MALEDICENTES:
    OS SENTIMENTOS INTERIOR QUE ESTA EM MOVIMENTO QUANDO ESTAMOS EM MALEDICENCIA É:
    Diria que o orgulho é sempre o sentimento que mais se destaca, porem dada a circunstancia, pode entrar tambem a inveja, ciumes, medo,inferioridade, vaidade, e tudo que ha de sentimentos baixos, estão la.
    NO NOSSO AGRUPAMENTO ESPÍRITA E NO MEIO ESPÍRITA EM GERAL NOS DEPARAMOS COM A MALEDICÊNCIA:Nós espirítas, seja em nosso agrupamento ou fora dele, continuamos sendo os mesmos humanos, pequenos e com muita estrada pela frente para crescermos.
    A TRANSFORMAÇÃO:Virá,é claro que essa transformação é um processo muitissimo individual,pra uns devera vir mais rapido que para outros,tudo vai depender de que maneira e tempo que cada qual vai acimilar e por em pratica os encinamentos do evangelho de JESUS CRISTO.

    ResponderExcluir