Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da Humanidade.

Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da Humanidade.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Conto de Natal - O Pintor e a Criança

Séculos atrás, um grande artista foi contratado para pintar um mural para a catedral de uma cidade da Sicília.
 O assunto foi a vida de Cristo.
Por muitos anos, o artista trabalhou diligentemente e, finalmente, a pintura foi terminada, exceto para as duas figuras mais importantes: o Menino Jesus e Judas Iscariotes.
Ele pesquisou muito para os modelos adequados.

Um dia, ao andar na cidade ele se deparou com algumas crianças brincando na rua. Entre eles estava um menino de 12 anos cujo rosto agitou o  coração do pintor.
O artista levou o menino para casa com ele, e dia após dia, o menino sentou-se pacientemente até que o rosto do Menino Jesus foi concluída.Mas o pintor ainda não tinha encontrado nenhuma modelo para o retrato de Judas.



A história da obra-prima inacabada ao longe espalhou, e muitos homens, fantasiando-se de semblante mau, se ofereceu para posar para Judas.
 Mas em vão o velho pintor olhou para Judas, como ele previa ser ele, um homem deformado pela vida, debilitados pela renúncia à cobiça e luxúria.

Então, uma tarde, sentado em uma taverna, uma figura magra e esfarrapada escalonados para além do limiar. "Vinho, o vinho", ele implorou.
O pintor olhou assustado para um rosto que parecia ter as marcas de todos os pecados da humanidade."Muito animado, o velho pintor disse, 'Venha comigo, e eu vou dar-lhe vinho.'

Durante muitos dias o pintor trabalhava febrilmente para concluir sua obra-prima.
 Como o trabalho prosseguiu, a mudança veio em relação ao modelo.
Uma estranha tensão substituiu a languidez ao estupor, seus olhos injetados de sangue fixaram-se com horror à semelhança que era pintado de si mesmo.

Percebendo a agitação sujeito, o pintor fez uma pausa em seu trabalho. "Meu filho", disse ele, "o que incomoda tanto?"



O homem cobriu o rosto com as mãos, soluçando. Após um longo momento ele levantou os olhos suplicantes para enfrentar o velho pintor. "Você não se lembra de mim, então?
Anos atrás, eu era o seu modelo para o Menino Jesus".

Recebido por e-mail do blog: http://almadeeducador.blogspot.com/2010/12/o-pintor-e-crianca.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário