Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da Humanidade.

Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da Humanidade.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Dica de filme: O Presente

 

Do diretor Michael O. Sajbel, o filme O Presente (lançado em 9 março de 2007) nos traz grandes experiências de vida e nos desafia a olhar as coisas sob uma nova ótica

 
 
Adentramos no mundo de Jason, um jovem irresponsável e que só quer saber de curtir a vida. O avô de Jason, Red Stevens que era um bilionário, havia acabado de falecer e, como eles não possuíam uma relação muito boa, Jason estava certo de que não herdaria nada. No entanto Stevens deixou uma missão de 12 tarefas para Jason realizar, e se ele completasse bem a missão teria direito a um presente que Stevens chamou de: "O maior de todos os presentes".
No começo Jason não entendeu muito bem e pensou estar perdendo tempo, mas, no decorrer das tarefas Jason percebeu que algumas coisas na vida só aprendemos vivendo e que também existem coisas que não tem preço.
Ao conhecer a pequena e doce Emily (portadora de leucemia) ele começa a entender a importância dos relacionamentos interpessoais e intrapessoais em sua vida. Palavras como empatia, caridade, amizade, cidadania, solidariedade e trabalho, começam a fazer parte da vida de Jason e ele começa a fortalecer suas habilidades sociais.
Então Jason entende que os relacionamentos verdadeiros são a coisa mais importante que alguém possa alcançar e que " O maior de todos os presentes" não era os bilhões que ele herdaria do avô, e sim quais são as pessoas que ele conquistou ao longo de sua vida e que valeriam todo seu empenho. Empenho para fazer com que essas pessoas realizassem seus sonhos e que se sentissem amadas.
 
A seguir uma reflexão sobre as 12 tarefas (12 presentes) deixados pelo avô de Jason:
 
1 – O presente do Trabalho: destaca a importância do trabalho em nossas vidas e demonstra o valor de servir as pessoas. A motivação e o trabalho: a síntese desses dois fatores terão como resultado a alegria.
 
2 – O presente do Dinheiro: ás vezes é importante passar por dificuldades financeiras para que possamos entender quem são nossos verdadeiros amigos e também para saber como se reerguer do mais profundo abismo. E é importante frisar que sempre que caímos inevitavelmente nos levantamos mais fortes.
 
3 – O presente do Amigo: o mais difícil na vida certamente não é fazer amigos e sim saber quais são seus amigos. Um homem sem amigos é semelhante a um guerreiro com uma espada de madeira na mão contra um exército numeroso de guerreiros com os melhores instrumentos de batalha.
 
4 – O presente do Conhecimento: o conhecimento é a chave que abre todas as portas. Albert Einstein, Santos Dumont, Aristóteles, Bill Gates, Steve Jobs e William Shakespeare tinham profissões diferentes, no entanto venceram porque tiveram uma coisa em comum, a saber: o conhecimento. O conhecimento produz inteligência e inteligência é um dom dado por Deus para melhorar a vida das pessoas.
 
5 – O presente dos Problemas: aprender a "perder tudo" e começar do zero. Parece loucura mais esse fato nos traz de volta algumas coisas que esquecemos ao longo da caminhada. Para Deus não importa quantas vezes caímos, importa quantas vezes queremos nos levantar, e se chegamos lá um dia, chegaremos novamente pois o caminho é o mesmo e nós temos o mapa.
 
6 – O presente da Família: algumas pessoas são insubstituíveis em nossas vidas. Nossos familiares são parte de nós mesmos, e se, conseguirmos entendê-los e aceitar as diferenças existentes, montaremos o quebra-cabeças, no qual o desenho final mostrará a imagem de todos abraçados.
 
7 – O presente da Risada: a melhor época de nossas vidas é quando somos crianças, não existem problemas e tudo é brincadeira. Quando damos várias risadas com nossos amigos (geralmente por motivos fúteis) parece que voltamos a nossa infância e nos tornamos, apenas por uns segundos tão felizes como éramos naquela época.
 
8 – O presente dos Sonhos: O sonho não necessariamente precisa ser nosso. Ajudar alguém a realizar seu sonho pode ser mais contagiante do que realizar nosso próprio. É importante que o sonho seja impossível de se realizar pois somente assim utilizaremos 100% de nossas forças e desenvolveremos talentos ocultos em nossa mente e coração.
 
9 – O presente da Doação: nada é mais valioso nessa vida do que fazer uma caridade para alguém necessitado sem esperar nada em troca. É uma sensação tão esplêndida que parece que por um milésimo de segundo Deus está do meu lado dizendo: "Foi para isso que te criei". Um homem de bom coração é semelhante a luz do sol, seu esplendor resplandece a todos e não há quem possa escapar, é como um vírus, seu amor penetra no fundo da alma das pessoas e de uma maneira inexplicável faz com que as pessoas transbordem de felicidade.
 
10 – O presente da Gratidão: um homem grato é um homem que possui fibra moral. Ninguém possui o direito de esquecer de alguém que o ajudou um dia.
 
11 – O presente do Dia: existem dias que são únicos em nossas vidas. Minha memória ainda guarda ótimas recordações de quando eu brincava na lama, de quando eu derrubava refrigerante no teclado do computador, do tempo em que fui o melhor naquilo que me propunha a fazer, enfim do tempo em que tudo era uma festa.
 
12 – O presente do Amor: o presente mais importante de todos. Este consiste em expressar o que sentimos pelas pessoas que amamos.
 
 Vejamos o que está escrito na Bíblia sagrada em 1 Coríntios 13: 1 – 7:
 
Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
 
Portanto o amor é o dom supremo...
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário