Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da Humanidade.

Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da Humanidade.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Estudo do Passe - G.E. "Lar de Dona Modesta"

Estudo do Passe


I)


Se definirmos o passe como sendo uma transferência de fluidos, todos somos passistas. Uma consideração, entretanto, merece ser feita: expelir fluidos não significa transferi-los. Assim, nem todos que expelem fluidos são passistas. Afinal, todos seres vivos expelem fluidos e nem por isso são passistas. Logo...


Se definirmos o passe como uma doação de amor, todos podemos ser passistas. Convém lembrar, porém, que a transmissão de um passe, para cumprir seu papel mais sublime, além de solicitar uma emissão de amor comumente precisa de um fluido magnético mais específico, o qual não é “usinado”, ( usinar fluidos é o ato de elaborar fluidos, objetivamente, através de centros vitais ou o mecanismo de transformar elementos fluídicos para exteriorização), – em potenciais de exteriorização suficientes - por todas criaturas. Assim, nem todos os que dizem amar são necessasriamente passistas.


Se definirmos o passe como o resultado da boa vontade, todos somos passistas. Sabemos, todavia, que na vida a boa vontade, só por si, nem sempre é sufuciente para resolver tudo a que se propõe. Assim, nem todos os portadores de boa vontade são, só por esse motivo, passistas.


II)


Segundo orientação didática proposta por Allan Kardec, podemos dizer que o passe divide-se em três modalidades: espiritual, magnético (humano) e misto. O espiritual é aquele em que os fluidos provêm basicamente do mundo espiritual; o magnético é o que conta com maior profusão fluídica do passista ( fluido vital, anímico, magnético); e o misto é a conjugação fluídica proporcional dos outros meios; o espiritual e o humano ( magnético).


Em se tratando de passes espirituais, pelo fato de o passista praticamente não realizar usinagem fluídica, (usinar fluidos é o ato de elaborar fluidos, objetivamente, através de centros vitais ou o mecanismo de transformar elementos fluídicos para exteriorização ), a grande maioria das pessoas poderia aplicá-los. Só que, para se servir de canal eficaz e eficiente ao mundo Espiritual, o passista deverá dispor de uma preparação moral e psíquica de bom nível. Dessa forma, o bom comportamento moral e psicológico, a boa vontade, a oração e uma postura de vibração amorosa são os elementos essenciais que dotam as pessoas de condições favoráveis a serem passistas, especialmente no caso de passes espirituais.


O médium pode aplicar:
a) Quando estiver moralmente equilibrado e se sentir em condições físicas para tal. A partir daí, vêm as outras condições;
b) Quando for solicitado, em casos sérios ou urgentes;
c) Quando estiver ou for indicado para tal tarefa; e
d) Quando em condições ambientais e fluídicas propícias.
Apesar de poucas, não se prenda ninguém a essas limitações. Afinal, se seguirmos as colocações feitas por Alexandre, não só estaremos sempre em condições de aplicar o passe como teremos moral suficiente para equilibrar os ambientes onde iremos operar.


O Espírito Alexandre nos informa que “ O missionário do auxílio magnético, na Crosta ou aqui em nossa esfera,necessita ter grande domínio de si mesmo, espontâneo equilíbrio de sentimentos, acendrado amor aos semelhantes, alta compreensão da vida, fé vigorosa e profunda confiança no Poder Divino”. E acrescenta: “Na esfera da carne a boa vontade sincera, em muitos casos, pode suprir essa ou aquela deficiência, o que se justifica, em virtude da assistência prestada pelos benfeitores de nosso círculos de ação ao servidor humano, ainda incompleto no terreno das qualidades desejáveis”. Chico Xavier – Missionários da Luz – cap. 19, p. 321.


Se por um lado vemos reconhecida a importância da boa vontade para o bom desempenho desse ministério, não podemos inferir seja ela condição única. Precisamos adquirir todas as virtudes ali descritas, pois são elas necessárias não apenas aos Espíritos mas igualmente aos médiuns passistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário