Venham participar!!!!!
Dia:13/02/2011
Hora: Das 14:00 às 17:30
Local: Casa do Caminho Dr. Bezerra de Menezes
Rua São Carlos, 163 - Jardim São João - Promissão
Local: Casa do Caminho Dr. Bezerra de Menezes
Rua São Carlos, 163 - Jardim São João - Promissão
Realização: Grupo Espírita "Lar de Dona Modesta" - Rio Preto
Casa do Caminho Dr. Bezerra de Menezes-Promissão
Estudo Prefácio Atitude de amor por Ildefonso do Espírito Santo.
1- Como criar métodos para que consigamos realmente nos amar como diz Jesus em seu Evangelho?
2- O que é essa prática da amorosidade?
3- Qual o nível de atuação que alcançou o Espiritismo?
4- Como e por quê definir novos rumos e novas estratégias?
A Palavra de Bezerra: O período da maioridade
5- “...encontramo-nos na infância de nosso movimento libertador ante a envergadura da missão a nós confiada na humanidade”.
“...inteiremo-nos com acerto sobre o que o momento espera de todos e façamos o que for preciso, a fim de impedirmos o prolongamento da conveniência prejudicial ao prosseguimento de planos maiores”.
Como cada um de nós e no grupo em que participamos analisamos essa afirmação de Bezerra? O que estamos realizando efetivamente?
6- “Estamos vivendo a terceira etapa de 70 anos, na qual se pretende a maioridade das idéias espíritas. É necessário atestar a vitalidade dos postulados espiritistas como alavanca de transformações sociais e humanas. Sua influência na cultura, nas artes, na ciência, nas leis, na filosofia e na religião conduzirá as comunidades, que lhe absorverem os princípios, a novos rumos para o bem do homem através da mudança do próprio homem”.
Como atestar a vitalidade dos postulados espiritistas? Como auxiliar para que esses postulados se tornem alavancas de transformações sociais?
7- Estamos sendo conduzidos nesse terceiro período para o período DA ATITUDE. Onde deveremos substituir a palavra vazia de sentimento por renovação através da educação moral. É a etapa da fraternidade na qual a ética do amor será eleita como meta essencial, e a educação como o passo seguro na direção de nossas finalidades. O “amai-vos e instruí-vos” será a base do programa transformador para nossas metas ante a nova era.
A educação do Espírito:
Conhecendo seus próprios sentimentos, desnudando-se, enxergando-se, aceitando-se, criando métodos de auto - transformação.
Transformar a Casa Espírita em Universidade do Espírito.
Treinar a afetividade nos relacionamentos.
Como atingir esses objetivos?
A palavra de Bezerra: O nosso maior inimigo
8- “Em verdade, a tarefa é urgente, não apressada, mas exige ousadia e dinamismo sacrificial para encetar as mudanças imperiosas no atendimento dos reclames da hora presente, e o hábito de esperar a hora ideal converteu-se, muita vez, em medida emperrante”.
O que seria essa ousadia e dinamismo sacrificial?
9- Medida emperrante ou gosto pelo poder?
10-“O apego institucional marcou esse segundo período de nossas lides, em muitas ocasiões, com enfermiças atitudes de desamor como forte influência atávica de milenares vivências. Isso era previsível e, por fim, repetimos velhos erros religiosos...”
Esse apego nos afeta e afeta o grupo de que forma? De que forma torna-se prejudicial ao avanço da doutrina? Como tratar esse apego?
11-“Nosso maior inimigo, de fato, é o orgulho em suas expressões inferiores de arrogância, inflexibilidade, perfeccionismo, autoritarismo, intolerância, preconceito e vaidade, seus frutos infelizes que, sem dúvida, insuflam a institucionalização perniciosa e incentivam o dogmatismo e a fé cega, adubando a hierarquização e o sectarismo”.
Sabendo qual o nosso maior inimigo, como viabilizar meios para que possamos erradicá-lo ou reeducar esse sentimento. Todos sabemos possuir, mas, porque depois de tanto estudar o orgulho, no evangelho, de sabermos o quanto nos prejudica não conseguimos transformá-lo?
Como identificamos essa postura orgulhosa em nossa vivência no meio espírita?
12-“Temos um novo centro de convergência estipulado pela egolatria humana, buscando fixar estacas demarcatória injustas e dispensáveis para o futuro glorioso da religião cósmica da verdade e do amor”.
O uso recorrente das palavras: Anti – doutrinário, tentando assim engessar o pensamento e trabalhos nos grupos espíritas. Isso pode, isso não. O que realmente é permitido ou não? O que na realidade é ser anti-doutrinário?
13-“A hora é de ação e campanha para chamar na Estrada de Damasco os que queiram suportar o sacrifício, a renúncia e a obstinação em nome de uma nobre causa que é libertar a mensagem de Jesus dos círculos impregnados de bazófia e fascinação, através de exemplos de vida e do serviço construtivo de uma mentalidade em plena identificação com a mensagem moral do Espiritismo Cristão”.
O que nos pede Bezerra na verdade é para vivenciarmos o Evangelho?
14- “... As diretrizes do Espírito Verdade não pactuam com as conveniências, embora não incentive o desamor. Esse tempo é daqueles que souberem ser coerentes, sem que a coerência custe o preço da discórdia tempestuosa. Serão taxados de egoístas simplesmente por decidirem buscar a contramão das opiniões e a percorrer o caminho inverso das consagrações humanas. Entretanto, terão um “contrato de assistência” permanente e irrevogável para angariarem as condições justas ao desiderato. Contudo, justiça aqui não significa facilidades...”
Chegou o momento de sairmos do comodismo e “combater o bom combate”, não importando do que seremos taxados. O que realmente vai importar? Qual será nossa meta?
Quais são essas condições justas ao desiderato?
14-“... nesse momento de espiritismo por dentro e não fora de nossos corações.”
O que o Espírito quis dizer?
15-“Carecemos de um movimento espírita forte, marcado por uma cultura de raciocínios lógicos e coerentes, e por atitudes afinadas com a ética do amor”.
Como?
Contato: elainedbarbosa@gmail.com
nice_casadocaminho@yahoo.com.br
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